Ambientes pensados para promover experiências em diferentes linguagens e permitir a formação de crianças que reinventem o mundo
Período de construção de relações emocionais, descobertas do prazer das histórias e destreza motora.
Acreditamos na escola como espaço de aprendizagens múltiplas e inovadoras. Cada ambiente – salas de aula, corredores, biblioteca, locais para apresentações musicais ou cênicas, pátios, casinhas e aventuras do faz de conta – é pensado para promover experiências em diferentes linguagens e permitir a formação de crianças que reinventem o mundo. Garantimos assim acolhimento e atenção diferenciados.
Fazemos uso de projetos para criar situações que instiguem a curiosidade infantil, promovendo perguntas e descobertas sobre o mundo natural, histórico e cultural. Sabemos que as crianças ficam mais inteligentes quanto mais inteligentes forem os temas propostos a elas. Dessa forma, criamos projetos que tenham por objetivo ampliar o universo de conhecimento das crianças para além dos muros da escola, fazendo-os viajar no tempo da história, investigar o planeta e os animais que dependem de nossa ação ecológica ou, ainda, passear nas artes de todos os tipos construídos pela humanidade.
Entendemos a infância como tempo privilegiado para viver experiências criativas, em que o brincar livre deve fazer parte do cotidiano e as atividades devem ser organizadas de forma a garantir uma rotina tranquila, curiosa e feliz.
É nessa etapa que a criança se apropria do mundo da escrita, ganha conforto e fluência numérica, começa a desenvolver consciência de coletivo, a formar seu capital cultural e a ganhar autonomia
Mais do que familiaridade com palavras, é nessa etapa que nos apropriamos do mundo da escrita, construindo significados e sistemas simbólicos, lendo, escrevendo, criando e imaginando.
É nessa etapa que a criança ganha conforto e fluência numérica para aplicar a Matemática ao mundo à sua volta, uma vez que emerge a capacidade de estabelecer relações e interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas com ações.
Espera-se que a criança comece a desenvolver a consciência do coletivo, aprenda a se colocar no lugar do outro, interprete seus sentimentos e os dos outros ao seu redor, exercitando a troca e a colaboração.
Capital cultural é resultado da capacidade da criança de conhecer e conectar diversos contextos e culturas, formando seu próprio repertório cultural. Engloba visitar museus, saber sobre esportes, apreciar as artes, os costumes e valores de pessoas e povos diferentes.
Para conseguir fazer boas escolhas no futuro, é importante incentivar a criança a desenvolver um senso de autonomia, deixando-a tomar pequenas decisões e participar da construção do seu aprendizado.
Fase em que se desenvolve o pensamento lógico-dedutivo, o raciocínio lógico, protagonismo, colaboração, responsabilidade, ética e criatividade
Período de abstração e execução.
Nessa fase, desenvolve-se o pensamento lógico-dedutivo, o que habilita à experimentação mental: relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
O aluno do Fundamental II desenvolve suas estruturas cognitivas em nível muito elevado, tornando-se apto a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
Acreditamos na escola como ambiente propício ao desenvolvimento de um jovem colaborativo e participativo em sua sociedade. Leituras, filmes, debates e entrevistas são formas de prepará-lo para as questões que lhe dizem respeito, seja no âmbito familiar, comunitário ou político.
Quero? Posso? Devo?
Essas são as três perguntas que norteiam nosso comportamento ético. Educar para a responsabilidade ética é provocar a consciência individual, um exercício constante na família e na escola – foco diário de nosso trabalho como educadores.
Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de aprendizagem. O aluno Müller possui múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e é incentivado por um ambiente de expectativas positivas em relação ao seu desempenho.